A natureza importa
Do princípio ao fim, o bacalhau da Noruega é um produto completamente natural. O bacalhau da Noruega é proveniente das águas frescas e limpas do Mar de Barents e é reconhecido pelo seu sabor fresco e textura única. Em combinação com as genuínas técnicas artesanais norueguesas, o bacalhau acaba por alcançar um sabor e textura perfeitos.
Para produzir o bacalhau da Noruega, este é cortado e moldado na sua característica forma triangular. Depois, é salgado. O sal remove a água do bacalhau, razão pela qual o produto acabado contém um elevado teor de sal. Para se libertar do excesso de sal no bacalhau antes de o cozinhar, bastará demolhá-lo em água. Pode controlar facilmente a quantidade de sal no bacalhau em função do tempo que o deixar demolhado. Após este processo, o produto inchará, acabando por ficar com mais peixe do que no início.
"A segurança alimentar é uma parte importante da produção. O bacalhau da Noruega é também, inevitavelmente, um produto robusto em virtude de ser submetido à salga e secagem", explica Jakob.
Depois de ter o sal removido, o bacalhau da Noruega é colocado em paletes de madeira e transferido para uma unidade de secagem onde a temperatura, o ar e a humidade são manualmente controlados. É aqui que o peixe amadurece ao longo do tempo. "Só o odor, o sabor e a textura permitem determinar se o bacalhau está ou não pronto. Tudo se resume à experiência e aos conhecimentos que passaram de geração em geração. Não há livros nem receitas: só o nariz, paladar e par de mãos certos."