Ir para o conteúdo principal
Peixe e Marisco da Noruega

Manter as comunidades à tona de água

A Noruega é um país pequeno com a segunda maior linha costeira do mundo. A maioria das nossas comunidades situa-se na costa e depende dos recursos do mar.

O estilo de vida norueguês

Bacalhau, salmão, arenque e caranguejo real. Estas são algumas das iguarias norueguesas que não só proporcionam refeições fantásticas, como sustentam comunidades florescentes e dinâmicas ao longo da costa. A Noruega é um país relativamente pequeno com a segunda maior linha costeira do mundo. Consequentemente, faz sentido que a maioria das nossas cidades e vilas se concentre na costa. Inúmeras comunidades, maiores e mais pequenas, pontuam os 29 750 quilómetros da linha costeira no continente e também as ilhas. A pesca, o comércio e as atividades marítimas sempre foram os pilares do modo de vida norueguês.

A viver do mar há gerações

Ao longo de toda a costa norueguesa, separadas por vastas distâncias e enfrentando condições muito diferentes, existem várias cidades especializadas em diferentes espécies e técnicas. O comércio interno de longa distância teve início por volta do século XI e, pouco depois, começámos a exportar grandes quantidades de peixe para outros países.

O stockfish (bacalhau seco) era especialmente adequado para a exportação, graças à sua magnífica qualidade e longa duração. Os vikings apresentaram-no à Grã-Bretanha e à Europa continental. No século XIII, a cidade de Bergen, na costa ocidental, já era uma importante plataforma comercial: era um ponto focal que exportava essencialmente bacalhau seco e outros peixes brancos pescados no norte. Mais tarde, Ålesund e Kristiansund também se tornaram plataformas importantes, comercializando clipfish (peixe branco salgado e seco)

A modernizar as nossas técnicas

Mais recentemente, a motorização e a modernização trouxeram grandes mudanças, uma das quais foi a forte redução dos riscos. Atualmente, apesar de exportações tradicionais como o stockfish e o clipfish continuarem a ser importantes em muitos mercados, também é possível obter todos os tipos de peixe e marisco fresco da Noruega, como salmão, bacalhau, truta, cavala, caranguejo real e muitas dezenas de outras espécies, em restaurantes e supermercados de todo o mundo.

Os nossos antepassados utilizavam técnicas de captura simples, recorrendo a ferramentas de pesca primitivas, como redes caseiras e anzóis. Ao longo do tempo, aperfeiçoámos e melhorámos as nossas ferramentas e métodos de pesca. O nosso conhecimento do oceano e das suas formas de vida é o que nos permite sermos inovadores na aquicultura e indústrias de pesca atuais.